18.8.18

enoturismo alentejo

Simplicidade alentejana

Esta 2ª visita foi bem bacana, porque além da produção de vinhos também tem a de mel, azeite e da aguardente. 
 
A recepção foi super acolhedora e recebemos explicações diretamente do campo, em frente às videiras, do sobreiro (que é a árvore que se retira a cortiça pra fazer a rolha, que por sinal, a história dessa vinícola começou por causa da cortiça) e de dentro da adega, tanto sobre a produção de vinho quanto a destilação do bagaço da uva.
 

enoturismo alentejo

Já que foi mencionada a história da Mouchão, vamos a ela:

"Vastas planícies, pontuadas por algumas florestas e extensos olivais, são a paisagem dominante da região do Alentejo. Foi para aqui que, no início do século XIX, Thomas Reynolds migrou, tendo como objectivo o negócio da cortiça.

Três gerações depois, o seu neto John Reynolds adquiriu uma propriedade de 900 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à atividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos. 
 
Plantaram-se várias vinhas e em 1901 construiu-se uma adega tradicional, de grossas e brancas paredes de adobe e um elevado pé direito. Pensa-se que foi também por iniciativa de John que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França. 
 
Depois, em 1929, instalou-se a destilaria, a mesma que ainda hoje é utilizada para produzida a aguardente do Mouchão.

Durante a década de 50, a atividade vitivinícola sofreu uma singular expansão que se traduziu por um aumento das áreas de vinha, pelo aperfeiçoamento das tecnologias de vinificação e pelo início da venda de vinhos engarrafados, em detrimento da velha tradição de venda de vinho a granel, com um cunho muito regional. 
 
Após a revolução de 1974 a herdade foi expropriada e só foi devolvida à família em 1985. Hoje a Herdade do Mouchão continua a ser gerida e trabalhada pelos descendentes da família original. 
 
Todo o processo de vinificação se mantém praticamente intocável, preservando a tradicional vindima à mão e a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pés. 
 
Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi, uma tradição de família."*



Sobre as vinhas

"Os 38 hectares de vinha são constituídos por diversas parcelas, localizadas em diferentes pontos da propriedade. 

As mais antigas situam-se em solos de aluvião, numa zona única e irreproduzível, perto da adega, e estão particularmente vocacionadas para a produção de uvas de Alicante Bouschet de elevada qualidade. Esta casta encontrou na Herdade do Mouchão um “terroir” de eleição. 
 
Desde a sua chegada, nos finais do século XIX, que as plantas de Alicante Bouschet mostram uma excelente adaptação aos solos argilosos de aluvião (a 230 metros de altitude) desfrutando de uma insolação intensa, temperaturas elevadas ao longo da maturação, chuvas esporádicas e alguma geada. 

Nas outras vinhas situadas em zonas mais elevadas, em solos de boa drenagem, castas tintas autóctones como a Trincadeira, o Aragonez, a Touriga Nacional, a Touriga Franca e o Syrah, partilham os encepamentos com algumas castas brancas como o Antão Vaz, o Arinto e o Fernão Pires."* 

enoturismo alentejo

Enoturismo com tradição

Degustamos 4 rótulos de vinho: um branco (2017), dois tintos (2015 e 2014) e o tinto doce envelhecido - para sobremesa (2012) e, pra conhecer, a aguardente feita do bagaço da uva (forte!).   
 


enoturismo alentejo

 
Mas o mais legal de cada visita é a emoção transmitida ao contar a história da vinícola e fazer a Rota do Vinho em Portugal,.
 
É fácil perceber que a cultura vitivinícola é exalada pelos poros de cada enólogo, viticultor ou mesmo o proprietário contando que correu por aquelas vinhas desde criança, ao lado do avô, do pai e que vê o mesmo acontecendo com o filho. 
 
O ciclo que se repete e a paixão passada de geração em geração.

A Herdade do Mouchão possui 2 contatos: adega +351 268 530 210, e-mail adega@mouchao.pt; e escritório +351 268 539 228, e-mail mouchao@mouchao.pt. 
 




Curiosidade:


Em seguida da degustação, fomos almoçar no restaurante Tasca do Montinho. Comida típica portuguesa regada a vinho da Herdade do Mouchão.

Revelando o feiticeiro 

  • Comida típica caseira da vovó, bem temperada, servida em travessas, copos bico de jaca coloridos e atendimento bom. 
  • Garçons trabalham bem humorados, mas se atrapalham um pouco (nada que desabone o restaurante). 
  • Sobremesas caseiras como compotas servidas com queijos e doces caseiros, como os de ovos, em potinhos. 

enoturismo alentejo

 
R. do Comércio, 1, Alcórrego, Avis - T. 242 412 954 - de ter a dom, das 12h às 15h e das19h às 22h

*Fonte: site Herdade do Mouchão 

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates