20.8.18

enoturismo alentejo

Vinhos alentejanos

Pensa em um lugar moderno, bonito e amplo. É aqui. Agora pensa em pessoas simpáticas e felizes enquanto trabalham. Na Herdade do Rocim é assim (até rimou!). 
 
O verde, as vinhas seguem no horizonte que não têm fim. A bela natureza se mistura com a arquitetura moderna resultando em um contraste harmônico entre o que foi feito por Deus e pelo homem.

enoturismo alentejo

Fomos recepcionados com largos sorrisos e uma taça de rosé. Ali não é somente uma vinícola, é um espaço para eventos pois o lugar é tão bonito, que as pessoas se casam, comemoram aniversários ... enfim, o Rocim te convida para celebrar a vida (nossa, outra rima!). 
 

Visitação

Tivemos uma breve explicação sobre a história da vinícola, depois fomos andando pela adega. Conforme passávamos pelos corredores, as explicações sobre o processo de produção, armazenamento, o vinhos nas barricas em madeira, os tanques gigantes de aço inox que mais parecem naves espaciais e as enormes talhas que também são usadas para fermentar o vinho. 

enoturismo alentejo

"A Herdade do Rocim com 70 hectares de vinha, 53 hectares de castas tintas e 17 hectares de castas brancas, encontra-se já com uma área certificada de produção biológica e com uma área significativa em processo de conversão para produção biológica.

Dos 70 hectares (ha) de vinhas, 20 ha são de vinhas velhas, plantadas em solos arenosos, sendo 60% de castas tintas, com um predomínio da Aragonez, Trincadeira, Moreto e Tinta Grossa e os restantes 40% de castas brancas, na sua grande maioria Antão Vaz, mas também Rabo de Ovelha, Perrum, Roupeiro e Manteúdo.

Entre os anos 2001 e 2004 foram plantados cerca de 20 ha de vinha, na sua maioria de Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, plantadas em solos franco-argilosos mas também a Touriga Nacional e Syrah plantadas em solos arenosos.

Em 2006 plantaram-se sete ha de castas brancas em solos arenosos, sobretudo de Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Alvarinho. 
 
Entre os anos de 2009 e 2011, foram plantados 23 ha de vinha, dois ha de castas brancas, Viosinho e Arinto, em solos maioritariamente arenosos, e os restantes 21 ha de castas tintas com forte predomínio da casta Alicante Bouschet, plantada tanto em solos franco-argilosos como em solos arenosos e também alguma área de Tannat e Petit Verdot, plantados em solos franco-argilosos.

Na viticultura da Herdade do Rocim e sempre respeitando ao máximo o terroir e os princípios da sustentabilidade, todas as operações, desde a poda de Inverno, passando pelas intervenções em verde até à vindima são sempre efectuadas de forma manual, onde a mão humana tem um papel fundamental."*


enoturismo alentejo

Enólogo por um dia

Fizemos uma atividade muito legal, com direito a certificado, chamada "Enólogo por um Dia". Eles colocam em cima da mesa uma taça com um vinho X, ao lado copos com frutas, flores e especiarias para sentir os aromas e garrafas de vinhos (de corte). 
 
Então, nós teríamos que sentir o aroma e experimentar o vinho X, descobrir quais os aromas dos copos (com especiarias, flores e frutas) mais se aproximavam do vinho X e através do dosador, fazer o blend dos vinhos até chegar ao do vinho X. Foi bastante divertido!

enoturismo alentejo

Revelando o feiticeiro e Quebrando o feitiço

Foram 5 rótulos degustados, começando pelo rosé na entrada, branco e tinto no almoço. 
 
A mesa estava lindamente posta, com a delicadeza de uma lavanda em cima do guardanapo e os pães, quentinhos, dentro de um saquinho de pano todo colorido pra deixar a mesa mais charmosa. 
  • A entrada foi de queijos, embutidos, pães variados e um potinho de azeite (fabricação própria) para cada  pessoa. 
  • O almoço foi servido à francesa com carne de porco acompanhada por batatas assadas (preciso confessar que estava mais gostoso de sabor do que de apresentação, pois o empratamento não estava de acordo com mesa posta). 
  • Já na sobremesa foi ao contrário, apresentação linda, pois para o meu paladar foi estranho, uma vez que no mesmo prato eu tinha fruta cítrica com doce (muito doce) de ovos (tinha que comer os dois juntos) e quadradinhos de um tipo de pudim de pão. 
Atendimento excelente, ambiente lindo e agradável.

enoturismo alentejo

Curiosidade

Outra coisa interessante são as frases de filósofos, historiadores e poetas aplicadas nas paredes da vinícola: todas mencionam o vinho:


Enoturismo

A Herdade do Rocim é uma propriedade situada entre a Vidigueira e a Cuba, no Baixo Alentejo, com cerca de 120 hectares, entre os quais 70 de vinha e 10 de olival.

A visitação é reservada previamente pelo telefone: +351 284 415 180. Maiores informações através do site ou e-mail:herdadedorocim@herdadedorocim.com.

*Fonte: Herdade do Rocim

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates