6.11.21

Observação: Escrevi este artigo para a Revista Vitae em novembro de 2021. Por qualquer motivo, em 2023, a revista já não se encontra mais online, então, para não perder o conteúdo e manter meu portfólio (salvo em PDF), postei aqui. Qualquer dúvida, por gentileza, entre em contacto. Boa leitura!

 


Esse festival é para... 

...os enófilos, enólogos, sommeliers, gastrônomos, foodies, entusiastas e curiosos de plantão: haverá nos dias 12 e 13 de novembro o Wine & Food no Palácio da Lousã Boutique Hotel. É um Festival Gastronómico, organizado pelo próprio hotel, regado à música, comes e bebes.

Durante os dois dias de evento, a Serra da Lousã recepcionará, além de você, nosso leitor, produtores de vinhos de diversas regiões, chefs de cozinha e sommelier profissionais.

Como será?

No dia 12, sexta-feira, os participantes do evento poderão desfrutar das provas de vinhos, as quais serão ministradas e comentadas pelos próprios produtores. Logo após, ocorrerá um jantar de degustação, preparados pelos chefs convidados, ou seja, a quatro mãos.

No dia 13, sábado, além da prova comentada com os produtores de vinho e do jantar com os chefs, haverá workshop com o sommelier convidado.

Ingressos

  • 10€ por pessoa – com direito a copo, bloco de notas e lápis, mais a participação em workshop e provas de vinhos.
  • 40€ por pessoa – com direito à participação no jantar de degustação.

Mas o que há na Serra da Lousã?

Para quem gosta de respirar ar puro e estar em contato com a natureza em sua essência, a Serra da Lousã é um colírio para os olhos e um bálsamo para quem quer sincronizar alma e espírito, além de poder praticar os desportos de aventura e visitar locais naturais, por exemplo:

  • Tours e percursos pela Serra;
  • Caminhadas;
  • Praticar o ciclismo de montanha;
  • Participar de geocaching (atividade ao ar livre como se fosse caçar o tesouro através de coordenadas GPS);
  • Escalada;
  • Piqueniques;
  • Observar a vida animal em seu habitat natural, como javalis e veados.
  • Conhecer as Aldeias de Xisto, o Castelo da Lousã, a Cascata Pedra da Ferida, Aldeia e Cascata de Candal, Praias fluviais: Senhora da Piedade e Bogueira, Passadiços e Cascata de Ribeira de Quelhas, Passadiços e praia fluvial de Fragas de São Simão,
  • Praia fluvial e trilhos da Barragem de Santa Luzia; entre outros.

"Em 1995 deu-se início ao plano de reintrodução de cervídeos na Serra da Lousã. Estima-se que, atualmente, habitem aquele território mais de 3.000 animais em estado selvagem." – Retirado do site do hotel.

Assista o vídeo e veja que lugar incrível:


História e lenda da Lousã

Tudo indica que a presença do homem na região ocorreu no período dos romanos, quando as tropas imperiais haviam dominado toda a Península Ibérica.

Os vestígios podem ser vistos em “cipos* funerários, telhas, tijolos, utensílios de vidro e metal, moedas, (…) e até restos de calçada que, em diversos pontos do concelho, foram encontrados sobretudo nas proximidades ou mesmo já dentro dos perímetros urbanos da Lousã e de Serpins” (Retirado do site da Câmara Municipal da Lousã).

*Cipo é um termo romano que significa ‘estaca ‘ ou ‘poste’. Na arquitetura, é um pedestal redondo ou quadrangular de estatura baixa muito usado por militares, marcar fronteiras, etc.

Contudo, há falta de testemunhos materiais e documentais sobre o Império Romano devido à invasão dos germânicos na região e tanto a civilização quanto a cultura romana foram sendo apagadas com o tempo na cidade imperial e nas províncias.

No site da Câmara Municipal da Lousã conta que em 943...

"...um contrato realizado entre Zuleima Abaiud e o Abade Mestúlio do Mosteiro de Lorvão onde, pela primeira vez, nos aparece o topónimo ARAUZ que designa a povoação mais importante dessa altura em toda a região, localizava-se junto ao morro onde se levantaria mais tarde o Castelo de Arouce.

Lembremos que Coimbra era, nesse tempo, bem como seria ainda nos dois séculos seguintes, um importantíssimo centro moçárabe, com uma cultura viva e uma atividade económica bem mais desenvolvida que a das outras povoações a norte do atual território português.

Só com a pacificação do Vale do Mondego, já no século XI, é que o desenvolvimento da bacia da Lousã deve ter ocorrido, quando as gentes já não necessitavam de estar constantemente à sombra dos muros do Castelo para, rapidamente, se albergarem e refugiarem, ora do fossado vindo do norte, ora da algarada vinda do Sul.

Ao alvazil D. Sesnando ficamos a dever não só a pacificação do território e a sua defesa, mas também e principalmente a sua profunda reorganização, na qual se incluiu a construção ou reconstrução de diversos castelos, como o de Coimbra, e ainda os de Montemor-o-Velho, Penela, Penacova e naturalmente o da Lousã/Arouce".

Já a lenda conta que Lousã teve origem durante a dominação muçulmana, quando Arunce, um rei ou um emir (príncipe ou chefe árabe), construiu o castelo para proteger sua filha Peralta durante o tempo em que estivesse ausente, em jornada pelo Norte da África.

O Palácio da Lousã


Como tudo em Portugal tem história, com este imóvel não poderia ser diferente. Primeiro de tudo ele está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 19 de fevereiro de 2002.

Antes de se tornar o primeiro hotel boutique de quatro estrelas do país, já foi chamado de Palácio dos Salazares e Palácio da Viscondessa do Espinhal. Quem construiu o edifício foi o pai da Viscondessa, o desembargador Bernardo Salazar de Eça e Alarcão.


Até hoje mantém-se o caráter histórico de arquitetura brasonada do final do século XVIII e início do século XIX, harmonia das formas, o gosto clássico, o requinte e a tradição do período neoclássico.

As Invasões Francesas também contribuíram para a história desse edifício. De acordo com as pesquisas em Meliá Palácio da Lousã,

““Sabe-se que o Marechal Massena, comandante das tropas napoleónicas, se instalara nesta casa, na altura pertencente ao pai da Viscondessa. A 16 de Março de 1811, as tropas comandadas pelo Marechal Ney instaladas na margem esquerda do rio Ceira, receberam um inesperado ataque nocturno da vanguarda das tropas anglo-lusas e precipitaram-se em pânico pela estreita ponte medieval e por um vau, tendo sido derrotados.

Entretanto, Massena, preparava-se para jantar, mas ao receber a notícia do desastre na Batalha de Foz de Arouce, fugiu precipitadamente. Pouco depois, o Duque de Wellington entrava triunfante na Lousã, e sentando-se à mesa que Massena abandonara, pôde saborear com redobrado gosto o jantar que tinha sido preparado para o inimigo…” (Nelson Correia Borges em “Coimbra e Região, adaptado”). Neste dia, o Duque de Wellington escreveu um relatório de sucessos que está na história da campanha”.

Atividades no hotel


Para quem quer se hospedar no hotel, pode contar com as atividades e experiências que o mesmo oferece:

  • Desintoxicar corpo e mente;
  • Piquenique a dois no Baloiço da Lousã;
  • Um dia na Quinta;
  • Artes e ofícios serranos;
  • Jantar às cegas;
  • Visita ao apiário;
  • Mundo do circo;
  • Caminhada ao anoitecer;
  • No moinho do Moleiro, entre outros.

Clique aqui para ficar por dentro de todas as experiências e para saber a agenda com a programação completa, incluindo passeio de bicicleta, degustação de vinho, etc.


Em tempo…

Se depois de todas esTas informações você quiser passar o fim de semana do Festival Gastronómico Wine & Food hospedado no Palácio, eles oferecem um pacote que inclui quarto duplo (para duas pessoas), duas noites, pequeno almoço, e a participação na programação completa do evento (provas comentadas, workshops e jantares de degustação). Mas atenção, a disponibilidade dos quartos é limitada.

Para Nuno Sequeira, diretor geral do Palácio da Lousã Boutique Hotel, o intuito é mostrar, não só aos clientes como para o público em geral, o melhor da gastronomia local através de eventos e experiências variadas. Por isso, já existe programação gastronómica agendada até dezembro, veja só:

  • 17/11 – Jantar da Floresta;
  • 20/11 – Showcooking à Lareira;
  • 04/12 – Jantar com Fado de Coimbra;
  • 11/12 – Showcooking à Lareira;
  • 18/12 – Jantar Vínico – Terras do Sicó

Para mais informações sobre o Festival Gastronómico e ingressos: info@palaciodalousa.com .

No site da Câmara Municipal de Lousã, você encontra mais informações sobre o turismo na região, como hospedagens, restaurantes e passeios.

Não dá para perder, não é mesmo?!


Fontes: Palácio da Lousã Boutique Hotel; Câmara Municipal da Lousã; Meliá Palácio da Lousã; Patrimônio Cultural; Região de Coimbra

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates