17.4.17

Gastronomia funcional

Voltando a mais uma receita do curso EAD de Gastronomia Funcional do Senac e desta vez um Empadão de Grão de Bico justamente por causa da minha intolerância ao glúten, ideal para pessoas com restrições alimentares, como celíacos e intolerantes à lactose, pois não vai nenhum tipo de farinha e leite. A massa do empadão é preparada com o grão-de--bico processado. Simples, rápido e fácil de fazer.


O grão-de-bico é uma leguminosa rica em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Possui em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio,zinco, magnésio, ferro e sódio. 
 

Seus benefícios para a saúde são vários: 

  • a redução do colesterol, 
  • o controle da glicemia, 
  • o aumento dos níveis de ferro no organismo, 
  • redução da pressão arterial, 
  • previne doenças porque contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal, que são substâncias eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon,
  • afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar) e
  • ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.

A receita

Comecei deixando o grão de bico de molho de um dia pro outro na geladeira. Na hora de cozinhar, descartei totalmente aquela água porque nela continha os fitatos - fatores anti-nutricionais presentes nas leguminosas que impedem a absorção de alguns minerais no intestino, por isso que ficam de molho, pra serem liberados na água e aproveitarmos os nutrientes da leguminosa por completo. 
 
Coloquei água nova na panela de pressão com o grão de bico e contei 15 minutos quando começou o chiado da pressão. Depois, escorri o excesso de água deixando somente um pouco pra poder ajudar no processamento do grão de bico com os temperos como alho, cebola, azeite e sal, e bati tudo formando uma massa homogênea e cremosa. Aqui você pode colocar os temperos de sua preferência, curry, páprica, mas sempre lembrando que ainda tem o recheio desse empadão.

O recheio: 

pessoa em dieta sempre tem carne magra na geladeira e o filé de frango fez parte desta receita, outra vez. Mas como não estava cozido, a receita dizia desfiado, queria fazer logo, então cortei em cubos bem pequenos (mesmo!) e dei aquela fritadinha com a minha ghee até ficar bem dourada e reservei. 
 
Na mesma panela, refoguei alho, cebola, tomate, cheiro verde, manjericão e por último o frango. Acertei os temperos, como pimenta do reino, sal, páprica picante e etc (o que você gostar, pois como dizia a minha avó: coisa boa com coisa boa, só pode dar coisa boa) e untei uma forma com algumas gotas de azeite extra virgem.
 
Coloquei metade da massa de grão de bico processada na forma, depois o recheio de frango e então cobri com o restante da massa. Pincelei um azeitinho e salpiquei com gergelim pra decorar, forno por alguns minutos só para aquecer e firmar um pouco. Não deixe ressecar, cuidado!

Aqui você pode escolher qualquer recheio de sua preferência: legumes, carne de porco, branca ou vermelha. E mesmo que não esteja em dieta, como eu, pode enriquecer o recheio com os queijos, requeijões e afins, que também fica uma delícia! A cozinha continua sendo sua tela em branco, crie sua obra de arte e bom apetite!

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates