21.12.21

Observação: Escrevi este artigo para a Revista Vitae em dezembro de 2021. Por qualquer motivo, em 2023, a revista já não se encontra mais online, então, para não perder o conteúdo e manter meu portfólio (salvo em PDF), postei aqui. Qualquer dúvida, por gentileza, entre em contacto. Boa leitura!
 

Existe Natal no Continente Asiático? Já parou para pensar sobre as tradições natalinas chinesas, japonesas e coreanas? Topa descobrir a cultura oriental nesta época do ano? Então, bora!

1ª escala: China

Fonte: Istockphoto

Não existe um rótulo específico para denominar o Natal chinês. Entretanto há algumas curiosidades que muitos ocidentais não sabem:

O Natal é um feriado na China?

Mais ou menos, primeiro porque a maioria dos chineses não celebra o Natal. Segundo, da mesma maneira que a religião nacional é o ateísmo, não existe uma prerrogativa religiosa para tal festividade (daqui a pouco, eu explico mais sobre os chineses cristãos).

Contudo, há uma série de reuniões sociais nas comunidades estrangeiras que celebram o Natal. E terceiro, também não há férias de trabalho para a maior parte das pessoas que moram na China.

O curioso é que em áreas rurais e aldeias, os habitantes locais talvez nem saibam nada sobre o Natal. Porém, o Natal é uma espécie de feriado não oficial na China continental.

Mas, Roberta, há tradição natalina na China?

Comercialmente falando, sim. Os visitantes perceberão as decorações natalinas em hotéis, shoppings e grandes lojas como a Starbucks, por exemplo.

Já os comércios menores em grandes cidades, como Hong Kong e Xangai, impulsionam suas vendas e eventos por causa do Natal.

Os hotéis e restaurantes sofisticados, os que possuem 4 e 5 estrelas, chegam a oferecer confraternizações de Natal não só na véspera como no próprio dia 25 de dezembro.

E como os estrangeiros celebram a data?

Fonte: China Travel

A maioria dos estrangeiros que trabalham na China costuma ter o dia de Natal de folga e, com isso, muitos se deslocam para Hong Kong para aproveitar a festividade.

Além disso, muitos chineses acabam juntando-se à comunidade estrangeira para confraternizar o Natal oferecido em restaurantes e hotéis. 

Pequim, Xangai e Hong Kong são as cidades onde mais acontecem as festas natalinas, pois são cosmopolitas e com as maiores comunidades estrangeiras – isso sem mencionar os turistas.

Aqui quero dar uma atenção especial para Hong Kong e Macau: ambas são ex-colônias de países ocidentais e suas culturas são mais amigas do Natal.

Há feiras, grandes festas e comidas típicas natalinas do ocidente, incluindo luzes e fogos de artifício na Disney World. Em tempo: Hong Kong, colônia britânica e Macau, portuguesa – tanto que nem é preciso visto chinês para essas regiões.

Lembra do Boxing Day da Austrália, celebrado no dia 26 de dezembro? Então, em Hong Kong o Natal e o Boxing Day também são feriados.

Para você que não leu sobre as tradições de Natal da Austrália e do Brasil, vou explicar resumidamente o que é esse dia: o Boxing Day é uma tradição britânica na qual os empregadores dão presentes aos seus funcionários e também ocorre uma mega liquidação nos estabelecimentos comerciais.

Alguns estrangeiros preferem passar o Natal em casa tentando resgatar a sensação de conforto dos tempos em que eles estavam com os seus familiares reunidos. Muitos decoram a árvore, a lareira, chamam os amigos mais próximos para a ceia, trocam presentes…

Decoração Natalina

Fonte: China Travel

As grandes cidades ficam enfeitadas com luzes coloridas nas ruas, árvores, renas, Pai Natal tocando saxofone, entre outros. 

Poucas pessoas têm árvores de Natal. Se elas possuem uma, normalmente é de plástico e pode ser decorada com correntes, flores e lanternas de papéis. Também são chamadas de árvores de luz.

O estranho é que a maioria dos enfeites e árvores de Natal do mundo são fabricados na China, mas as pessoas que as fazem talvez nem possuam tais enfeites em suas próprias casas.

É comum ver enfeites de Natal do ano anterior ainda nos meses de verão nos pequenos comércios, porque não existe uma tradição para desmontar e guardar os enfeites. Para vocês verem como é a cultura!

E os presentes?

Os chineses adoram trocar presentes … nos seus feriados nacionais, em ocasiões especiais, mas não no Natal. Somente os estrangeiros é que mantêm tal prática.

Além disso, evoluiu uma tradição pouco comum na China: dar e comer maçãs na véspera de Natal.

Ou seja, a véspera de Natal chinesa é chamada de “Ping’an Ye” (平安夜), que significa noite pacífica ou tranquila, que foi traduzida da canção Noite Feliz. A palavra para maçã em mandarim é “píngguǒ” (苹果), que soa como a palavra para paz. Muitas lojas vendem maçãs embrulhadas em papel colorido.

Fontes: China High Lights/China Travel

Natal ou Dia dos Namorados?

O Natal chinês é praticamente Dia dos Namorados para os jovens com presentes, juras de amor, confissões, convivência, noites sem dormir, etc. Para eles é um dia romântico, exclusivamente para namorar. Aliás, patinação no gelo e parque de diversões são os locais mais populares para os jovens durante a festividade.

Como os cristãos chineses celebram as Tradições Natalinas?

Apenas 1% da população cristã chinesa celebra o Natal e é o principal evento do ano, superando até mesmo o Ano Novo Chinês. Os cânticos e as atividades são preparadas com bastante antecedência. 

Eles vão à igreja para as missas especiais, para as apresentações de corais, dança e teatro na véspera de Natal. Em Xangai há várias igrejas cristãs com serviços natalinos.
Fontes: China High Lights/China Admissions/Freepick

Vila de Natal

Beiji Village é o primeiro parque temático de Natal da China. Está localizado na parte ártica mais ao norte chinês, na zona rural de Mohe. Você pode ver a aurora boreal, andar de trenó, brincar com a neve e visitar a casa do Pai Natal.

E a gastronomia para esta celebração?

Fontes: All Recipes/China Travel/The Meatmen Channel
O prato ocidental que ficou popularizado na China é o bolo. É possível encontrar bolos de chocolate e baunilha cobertos com cereja, bem como os que possuem o sabor de chá verde.

Como eu disse anteriormente, os hotéis e restaurantes oferecem a gastronomia típica ‘ocidental’ de Natal para os estrangeiros que lá vivem.

Entretanto, os produtos confeccionados não são tão fáceis de encontrar no supermercado em geral, como o peru, por exemplo, tornando os preços dessas festas mais elevados.

Um jantar de Natal entre o Oriente e o Ocidente também pode conter o Pato de Oito Tesouros – uma versão chinesa do peru recheado. No recheio há frango, fiambre fumado, camarão, castanhas, brotos de bambu, vieiras e cogumelos com arroz ‘al dente’, molho de soja, cebolinhos, açúcar e vinagre de arroz. 

Eu li que alguns estrangeiros conseguem encomendar pela internet, mas não mencionava questões financeiras.

2ª escala: Japão

Fonte: Istockphoto
Quem chega ao Japão nesta época do ano, vai encontrar lojas enfeitadas com ramos de azevinho, bugigangas e canções de Natal flutuando pelos alto-falantes.

Também se vai deparar com árvores de Natal lindamente iluminadas e poderá degustar castanhas assadas, vinho quente e todos os outros ingredientes para uma das maravilhas do inverno.

Só há um porém, não é nada religioso (exceto para uma pequena população cristã no país), não é feriado e também não se trata realmente de família.

O Natal através da linha do tempo japonesa

Cristianismo

Em 1549, São Francisco Xavier chegou em Kagoshima como o primeiro missionário jesuíta no Japão. Embora ele tenha conseguido converter uma parcela do povo japonês ao cristianismo, o budismo e o xintoísmo prevaleceram, e, mesmo hoje, menos de 1% da população é cristã.

Ok, ok, eu explico a diferença: resumidamente, xintoísmo foca nas questões deste mundo, como a procriação, a fertilidade, a pureza espiritual e o bem-estar físico. O budismo, mesmo sem rejeitar o mundo terreno, foca na salvação espiritual e na possibilidade da vida após a morte. Continuemos...

Acredita-se que as primeiras celebrações de Natal ocorreram tempo depois da chegada do missionário no território japonês.

O Natal foi introduzido pela primeira vez no Japão no Período dos Reinos Combatentes (séculos XV a XVII). Foi uma época de convulsão social entre os senhores de guerra japoneses.

O primeiro serviço religioso de Natal foi realizado em 1552 e para homenagear o período festivo, foram feitas doações aos agricultores menos favorecidos.

Em 1614, o shogun Tokugawa foi uma nova era de isolamento para o país que levou a uma perseguição generalizada aos cristãos, por medo de que eles tentassem derrubar o novo governo.

Isso resultou na crucificação de 26 cristãos e no desaparecimento da prática pública da fé cristã. Contudo, acredita-se que os kakure kirishitan (cristãos secretos) celebravam escondidos durante as festas de inverno.

Fonte: Tokyo Cheapo

Restauração do Domínio Imperial

Quando o Japão reabriu as suas portas para o mundo, durante a Restauração do domínio imperial Meiji, a partir de 1868, muitas mudanças ocorreram na sociedade. Uma delas foi a consagração da liberdade religiosa. Por volta de 1873, o cristianismo e seus costumes, como o Natal, poderiam ser praticados novamente.

No entanto, o cristianismo na época significava grandes festas luxuosas para os visitantes estrangeiros. O Pai Natal foi apresentado aos japoneses no ano seguinte.

Século XX: pós-guerra e a venda de bolos

As lojas de departamento começaram a colocar árvores de Natal em 1904 e as vendas de bolos deram início uns anos mais tarde. Na década de 1930, a temporada de compras de Natal era um evento muito aguardado.

Tudo indica que durante a II Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, todas as coisas consideradas americanas e comemorativas desapareceram, incluindo o Natal. Entretanto, com a influência americana nos anos de reconstrução do pós-guerra, o Natal explodiu com um evento popular voltado para o comércio.

Fontes: Tokyo Cheapo/Kansai Odyssey/KCP International
Foi nesse momento que as vendas de bolo com tema natalino explodiram e rapidamente se tornou a principal característica tradicional das celebrações de Natal. Essa tradição mantém-se até hoje.

Mas, Roberta, o que o bolo tem de especial?

Nada! Sabe aquele bolo da tarde que a gente toma com café? É um pão de ló simples, tipo esponja, decorado com glacê vermelho ou morangos e marshmallow branco (o que faz conotação com a bandeira do país).

Todas as famílias e casais comem o bolo na véspera de Natal.

Ceia Natalina

Parece que em 1974, um grupo de turistas estrangeiros procurava o famoso peru para a sua ceia, mas como não havia, decidiram comer frango frito.

Agora pasmem: o pessoal de marketing do KFC ficou sabendo da história e decidiu preparar a sua comida como A refeição de Natal, apenas com o seguinte slogan: “Kentucky para o Natal!”

Fontes: Tokyo Cheapo/Coisas do Japão
Pronto! Todo o país adotou o frango frito como uma nova tradição que se mantém até hoje. As refeições são mais elaboradas para a ceia de Natal e o pedido deve ser realizado com meses de antecedência. Só para arrematar, os japoneses ainda harmonizam com vinho ou espumante e, claro, como sobremesa, o famoso e tradicional bolo.

Olha, pode faltar o frango frito, mas o bolo… NUNCA!

“Love is in the air, everywhere I look around…”

A década de 1980, trouxe um super impulso à economia japonesa. Os yuppies (termo usado para os jovens profissionais entre 20 e 40 anos de idade) tinham muito dinheiro para gastar e várias corporações aproveitaram-se do comercialismo.

As revistas voltadas para o público jovem, anunciaram o conceito de Natal como um dia de romance, daí o conceito japonês de Natal ser igual ao amor.

Fontes: Coisas do Japão/KCP International/Brasileiras pelo Mundo
Além de ser uma época para espalhar a alegria, também se espalha o romance. Assim como na China, a véspera do Natal é considerada Dia dos Namorados. Os casais saem para terem um jantar romântico, depois trocam chocolates e passam a noite juntos passeando por toda a cidade decorada com as luzes de Natal.

Distribuir presentes, enviar e receber cartões de Natal foram alguns dos vários costumes ocidentais que também se popularizaram no Japão.

Oseibo: troca de presentes

A troca de presentes no final de ano japonês não tem relação com o Natal. O Oseibo é uma tradição da própria cultura de dar presentes entre os dias 20 e 28 de dezembro. Essa tradição tem o intuito de agradecer o apoio e o auxílio dos colaboradores, de pessoas com nível hierárquico superior e de familiares, amigos e professores.

Fontes: Coisas do Japão/Tokyo Cheapo/KCP International
O presente para a pessoa amada é outro assunto, que também não tem relação com Natal e nem com essa tradição cultural japonesa. Por causa do Natal, essa troca se misturou e muitas pessoas que não conhecem as tradições, se confundem mesmo.

Em tempo: 24 de dezembro tem mais importância que o dia 25 (este que não é nenhum feriado, é um dia útil qualquer e todo mundo trabalha normalmente).

Nos dias atuais, iluminações, mercados, feiras de Natal no estilo alemão e o Pai Natal estão esparramados pelas cidades.

Fontes: Parques e diversão/Coisas do Japão
E para finalizar a nossa viagem, com essa magia de amor espalhada pelo clima japonês, a Disney World de Tokio não fica de fora e mostra toda a sua magia através de seus desfiles de Natal.

3ª e última escala: Coreia do Sul

Fonte: Istockphoto
Enfim, chegamos à nossa última parada. Vamos conhecer as tradições de Natal sulcoreanas:

Religiosidade

Há mais cristãos na República da Coreia do que noutros países asiáticos, como China e Japão que acabámos de visitar. Cerca de 30% da população coreana é cristã, 56% não possui fé ou qualquer religião e o restante é budista.

As igrejas são decoradas com luzes e muitas possuem uma cruz em neon vermelha e brilhante no topo (fica acesa o ano todo – o que combina muito bem com as luzes de Natal). A maioria das igrejas realizam a missa no dia de Natal. Aliás, essa é uma prática natalina que se está a tornar cada vez mais popular, mesmo entre os não cristãos.

Muitas pessoas celebram o Natal em casa, cristãos e não cristãos. Para os coreanos que seguem alguma religiosidade, a presença da família reunida, tanto na véspera quanto no dia de Natal, é obrigatória. A de Jesus, não.

Decoração natalina

As lojas de departamento exibem grandes decorações. A capital coreana apresenta uma super exibição de luzes por todo o centro da cidade, incluindo pontes e jardins.

Especialmente os cristãos ocidentais costumam decorar a casa inteira, com tudo o que tem direito. A árvore de Natal está sempre presente.

Fontes: Korealand Scape/90 Day Korean

Celebração e Tradições Natalinas

25 de dezembro é um feriado nacional, portanto é dia de folga no trabalho e na escola. Dia 26, volta tudo ao normal. Há um feriado oficial mais longo no Ano Novo.

O sul-coreanos celebram o Natal com energia e absorveram muitas tradições ocidentais como Pai Natal, cartões e filmes de Natal. Para os jovens, não é puramente uma celebração religiosa, eles adoram passar o feriado mais entre os amigos, por causa das festividades, do que com a família.

Também é considerado um dia romântico, onde os namorados se esmeram para se impressionarem um ao outro.

Os cartões de Natal são importantes para manter o contato com os parentes e amigos. Já os filmes são muito populares e assistidos em família. Eles divertem-se com as histórias engraçadas de férias de inverno.

Fontes: Oriental Mart/Korea Post/Christmas Love to Know

Pai Natal

O Pai Natal veste roupas verdes ou azuis e, esporadicamente, vermelhas. Está sempre com suas túnicas tradicionais e, ao invés do gorro, uma cartola na cabeça (chapéu de cano alto). Os Pais Natais dos comércios, por questão de popularidade mundial, estão sempre vestidos de vermelho e branco.

A imagem do bom velhinho foi gradualmente sendo apresentada na Coréia do Sul como uma estratégia de marketing (lembra da Coca-Cola?) e para entreter as crianças.

Presentes

É tradição dar presentes no Natal, contudo dinheiro também é oferecido. O costume do país é somente presentear os familiares e amigos próximos.

Fonte: Korealand Scape
Na verdade, na maioria das famílias, cada pessoa recebe apenas um presente (e não vários como no ocidente) e a troca ocorre após a apresentação musical ou recital de poesia.

Curiosidade: o presente é sempre dado com as duas mãos.

Gastronomia

Fontes: Korea In/Aminoapp

O prato mais popular do feriado é o bolo de Natal, um bolo esponja coberto com creme ou pode ser um bolo de gelado (veja bem, não é um bolo de frutas. A massa é de arroz cozido no vapor e pode ser que pedaços de frutas apareçam como decoração no topo). Nossa, percebeu que os 3 países tem fixação por bolo?

As tradições gastronômicas estão enraizadas na família. Na ceia coreana aparece o bulgogi (uma carne grelhada), macarrão de batata-doce e o kimchi (um repolho agridoce), entre outras iguarias. Cada um da família faz o seu melhor prato.

Fontes: Oriental Mart/Christmas love to know/90 Day Korean

Para a sobremesa, além do famoso e idolatrado bolo, há docinhos coreanos que são confeccionados artesanalmente com nozes, frutos secos, feijão vermelho, etc.

E aqui terminamos a nossa viagem. Espero que tenha gostado das tradições dos três países do continente asiático.

Desejo que seu Natal seja repleto de muita paz, alegria, harmonia, saúde e amor. Feliz Natal!!


Fontes: Why Christmas; China Travel; Aminoapps, Mutual International, Japão em foco; Coisas do Japão; China Hugh Lights; China Admissions; Tokyo Cheapo; Suki Dero; KCP International; Rough Guides.

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates