A magia do fim de ano em San Francisco
Novembro e San Francisco já estava pronta para o Natal, claro! As luzes nessa época do ano deixam tudo mais bonito, parece que renova as energias e as esperanças. Então, a cidade oferece vários eventos onde essas luzes estão inseridas: obras de arte, montagem de árvore de natal, apresentações de coros e orquestras, patinação no gelo na praça, enfim, é uma infinidade de eventos na cidade toda.
Aproveitando as horas diurnas para conhecer a cidade
Como eu disse no artigo anterior, a cidade dorme e acorda cedo. Por mais que eu quisesse dormir até tarde, até porque o melhor horário para escrever conteúdo é à noite, tive que otimizar o meu tempo para conhecer a infinidade de coisas que San Francisco oferece.
Grace Cathedral
Visite esse ícone inspirador da capital califoriana. É lindo demais!
Ela é imponente, maravilhosa e cheia de Graça (trocadilho para todos os sentidos!). Indico conhecer esta impressionante catedral gótica que é famosa mundialmente por seus labirintos, pelos impressionantes vitrais, o órgão de tubos Aeolian-Skinner e a arte religiosa e secular de Keith Haring, David LaChappelle, Ansel Adams e muito mais.
A visita abrange história, arte, religião, arquitetura e as iniciativas de justiça social da igreja, além da história de São Francisco, incluindo o incêndio de 1906 e a fundação das Nações Unidas.
Cable Car Museum
Antes de qualquer coisa, cable car é aquele bondinho que vemos nos filmes, subindo e descendo as ruas de San Francisco, sabe? Então, você já parou para pensar no progresso que esse meio de locomoção trouxe para a cidade e na herança histórica que enriquece a cultura local?
O Cable Car Museum foi fundado em 1974. Ele é uma instalação educacional sem fins lucrativos.
Localizado no histórico celeiro e casa de força do Cable Car Washington/Mason, o espaço do museu tem vista para os enormes motores e rodas que puxam os cabos. No andar de baixo, há uma área de visualização dos grandes rolos e da linha de cabos que entram no edifício pelo canal sob a rua.
Estão vários dispositivos mecânicos em exposição, como garras, trilhos, cabos, mecanismos de freio, ferramentas, modelos detalhados e uma grande coleção de fotografias históricas.
O museu abriga três bondinhos antigos da década de 1870. O carro de tração nº 46 e o reboque nº 54 da Sutter Street Railway e, o único carro sobrevivente da primeira empresa de bondes, o carro de tração nº 8 da Clay Street Hill Railroad.
Mas, como começou?
Conforme a história, Andrew Smith Hallidie imigrou para os Estados Unidos em 1852, durante a Corrida do Ouro. Seu pai inventou e patenteou o cabo wire rope na Grã-Bretanha, e Andrew desenvolveu um sistema com esse cabo para transportar minério das minas e na construção de pontes suspensas.
Em 1869, após testemunhar cavalos sendo chicoteados para subirem, com dificuldade, os paralelepípedos molhados e escorregadios da Jackson Street, teve a grande ideia de criar um sistema ferroviário movido a cabo e motor a vapor.
Então, foi formada a Clay Street Hill Railroad e a construção de linhas de cabos começou no mês de maio, em 1873. A linha foi inaugurada em 2 de agosto do mesmo ano, às 4h da manhã, na Clay St. Após um mês, o serviço ficou disponível à população de San Francisco.
A visitação é gratuita e o museu está fechado às segundas-feiras. Para mais informações sobre o Cable Car Museum, clique aqui.
Nem preciso dizer que fui ver as luzes de Natal à noite de bondinho, muito empolgada após tanta informação! O passeio à noite é incrível e os lugares do lado de fora do bonde são muito concorridos, mas não esqueça de se agasalhar.
Luzes por toda a cidade
Eventos iluminados acontecem entre novembro e dezembro em San Francisco. Em 2022 teve:
Exibição holográfica convergindo arte com tecnologia. Neste encontro cultural imperdível, os visitantes tiveram a oportunidade de contemplar obras de arte que se transformam diante dos olhos e ganham vida por meio de animações criadas por artistas renomados que habitam o vasto universo virtual. Confira o Verse: Art of the Future de 2022.
Além disso, todo ano ocorre um festival de luz, o Illuminate SF Festival of Light. Ano passado foram 62 instalações de luz espalhadas pela cidade para tornar São Francisco mais bonita, viva e pulsante. Algumas são permanentes e outras são temporárias. Eles, inclusive, disponibilizam um mapa da cidade mostrando onde está o caminho da luz. Prepare-se para a caminhada e se encantar com as luzes gratuitamente.
Outro evento bem legal, e gratuito, é a montagem da maior árvore de Natal de origami do mundo na Grace Cathedral. Ano passado, 17 mil origamis confeccionados manualmente, e com mensagens de esperança e amor, deram volume à árvore.
A montagem começa no mês de novembro e quem quiser pode se voluntariar para ajudar no processo desta instalação. A árvore fica acesa até a primeira semana de janeiro. E, no Parque Huntington, em frente à catedral, foi celebrado os 50 anos da Cerimônia de Iluminação de Nob Hill (na última semana de novembro).
Na Union Square, foram montadas a árvore de natal e uma pista de patinação no gelo, ao mesmo tempo em que, a peça da Broadway, Frozen entrava em cartaz. A entrada principal da loja de departamentos Macy's também está na Union Square e a sua decoração complementa o lindo visual noturno.
Em cada canto que você olhar, haverá uma luz!
Outra coisa que também percebi, mesmo com clima frio, muitos restaurantes montam mesas do lado de fora com aqueles aquecedores a gás. Aliás, o frio e o vento gelado de San Francisco não são empecilhos para as pessoas saírem de casa.
Da mesma maneira que eu falo que em São Paulo temos as 4 estações do ano em um dia, San Fran também não fica longe disso. As pessoas aproveitam a saída do trabalho para irem ao encontro dos amigos e eles ocupam essas mesas externas (seja num "beco" lateral ou na calçada em frente ao restaurante).
E o estômago roncou!
Depois do dia todo batendo perna, decidi pedir alguma coisa no hotel mesmo para não perder o conteúdo que ainda estava fresco na memória e tinha que registrar tudo.
Starbird
O Door Dash é um aplicativo que entrega tudo o que quiser, desde farmácia até comida. Escolhi a saladinha Sweet Thai Crispy Tenders do Starbird (frango empanado, pepinos, cenouras, mix de ervas asiáticas, chalotas crocantes, sementes de gergelim torradas, molhos de papaia verde e um picante de ervas com alho).
Porção bem generosa, o frango estava quentinho e crocante, entrega rápida e fiquei bem satisfeita! Quem disse que delivery não é bom? Pelo menos em San Fran, é!
Fique atento para o próximo artigo da capital californiana! Enquanto isso, leia San Francisco: o que tem de tão especial? Cafés!