3.4.17

Gastronomia funcional

Olá! Tudo certo?

Novamente estou aqui com a Gastronomia Funcional do curso EAD, Senac. Hoje é a vez do Cuscuz  de Quinoa. Você sabia que:
  • a quinoa possui elevados teores de cálcio e fibras,
  • é rica em proteínas e vitaminas do complexo B,
  • possui quantidades significativas de ômega 3 e 6, o que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol,
  • também fortalece os ossos e previne a osteoporose. 
Além de todos esses e outros benefícios, a quinoa pode ser consumida por pessoas com doença celíaca, pois não contém glúten. Ela pode ser encontrada em grãos brancos, vermelhos ou negros, e também em flocos ou em farinha.
 
Magic Gourmet

Adaptações na receita

Usei os legumes que eu tinha na geladeira mesmo, não segui à risca a receita, porque legume é legume e é funcional sempre. Antes de colocar a quinoa para cozinhar, é importante lavá-la muito bem. 
 
A quinoa possui em seu grão uma substância chamada saponina, que lhe confere um sabor amargo. Para não deixá-la amarga durante a preparação, é preciso lavá-la bastante em água corrente e depois cozinhá-la. 
 
Substituí as passas escuras por ameixas pretas sem caroço, as sementes de erva-doce por nozes e castanhas do pará trituradas no multiprocessador, coentro fresco e o cominho em grãos por salsinha e cebolinha frescas (plantadas no jardim vizinho) e pimenta do reino moída na hora.

Piquei os legumes e cozinhei a quinoa. Pra fazer essa receita, é indicado fazer os legumes salteados individualmente, pra que cada um tenha seu tempo de cozimento e se colocados todos de uma vez, uns vão ficar mais moles do que os outros, e o ideal é que todos mantenham a crocância. 
 
Gente, amo alho e cebola e na hora de refogar legumes, principalmente, não é pouco que coloco, uma vez que os temperinhos prontos foram abolidos da cozinha. Então, em outra frigideira, refoguei alho e cebola no azeite, e fui colocando a quinoa cozida, todos os legumes salteados, ameixas, as nozes e castanhas, salsinha e cebolinha, e por último acertei o sal e a pimenta do reino moída na hora.

E eu que não gosto de nozes, fui brincando com novos sabores, triturei tudo no multiprocessador junto com a castanha pra nem sentir o sabor e aproveitar os benefícios que a elas tem juntas. A ameixa deu um toque especial. Ficou bom demais! Bom apetite!!

DICA: Saltear significa cozinhar o alimento com pouca gordura e em frigideira quente.

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates