26.10.21

Observação: Escrevi este artigo para a Revista Vitae em outubro de 2021. Por qualquer motivo, em 2023, a revista já não se encontra mais online, então, para não perder o conteúdo e manter meu portfólio (salvo em PDF), postei aqui. Qualquer dúvida, por gentileza, entre em contacto. Boa leitura!


Foda aonde?

Calma! Muita calma nesta hora, pois não é bem isso que você está pensando! Primeiro de tudo deixem-me explicar que Foda à Monção é uma iguaria culinária típica de Monção, uma vila que faz fronteira com Espanha, localizada em Viana do Castelo, Noroeste de Portugal.

O ingrediente principal deste prato é o cordeiro e a sua preparação demora mais de 24 horas e talvez seja esse o segredo por ter sido considerado uma das 7 Maravilhas à Mesa® de Portugal, em 2018.

Mas que nome é este?


O Cordeiro à Moda de Monção, o Foda à Monção, recebeu este nome devido a uma tradição antiga do povo local. É tão antiga a sua história que não sesabe a data específica.

De acordo com as pesquisas, a história conta que os produtores de gado vendiam os seus animais nas feiras para os moradores da vila que não tinham rebanho. No entanto, alguns desses produtores, por possuírem animais mais magros e de olho nos melhores preços, praticavam uma artimanha que iludia o povo: colocava-se sal na alimentação do gado, obrigando-o a beber muita água e, com isso, aparentava ser um animal bem nutrido, ou seja, gordo, pesado e com barriga grande (de líquido!). No momento em que os compradores descobriam que haviam sido enganados, usavam a seguinte expressão minhota: “Que grande foda!”.

A mesma foi tão popularizada que o prato passou a ser chamado de “foda” na região do Minho. Se você estiver passeando por algumas dessas aldeias ou vilas do distrito, é capaz de ainda escutar a seguinte frase: “Ó Maria, já meteste a foda?”.

 


Mês do Cordeiro à Moda de Monção

A Câmara Municipal de Monção, em parceria com 24 restaurantes da cidade, decidiu organizar o evento “Mês do Cordeiro à Moda de Monção” com o intuito de evidenciar a tradição e a autenticidade não só da iguaria típica monçanense como também, a cultura e a economia locais.

A edição de 2021 ocorre nos dois últimos fins de semana de outubro: 23 e 24, 30 e 31. Para quem visitar um dos 24 restaurantes parceiros, recebe um Voucher Oferta que consiste em: visita guiada ao Museu Alvarinho, pequeno alguidar (tigela) de barro, Cordeiro à Moda de Monção e Roscas de Monção.

 


Clique aqui para conhecer os restaurantes que aderiram ao evento e ter direito ao Voucher Oferta.

Como ainda dá tempo de degustar todas as tipicidades monçanenses, segue a programação para o próximo fim de semana:

  • 30/10: 11h00 – Enogastronomia: Cordeiro à Moda de Monção & Vinho Tinto, no Museu Alvarinho. É uma parceria entre Confraria da Foda de Pias e Real Confraria do Vinho Verde tinto.
  • 21h30 – Concerto da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, no Auditório do CTJV. Ingresso: € 2.
  • 31/10: 10h30 – Visitas encenadas a museus: Museu Monção & Memórias, Viagem no Tempo – Rota dos Castros e Museu Alvarinho.

Tanto para a enogastronomia quanto para a visita encenada, é preciso fazer a inscrição com antecedência, pelo telefone, +351 251 649 013, ou e-mail, turismo@cm-monção.pt, porque a capacidade máxima é para 16 pessoas.

Confira o vídeo sobre as peculiaridades de Monção, incluindo a Foda, é claro:


Património espalhado pelos quatros cantos de Monção

Ao todo são 33 freguesias entre área urbana e geográfica do Concelho de Monção. Explorar Monção é entrar em contato com a ancestralidade histórica e a identidade endógena local. Há as muralhas fernandinas com paisagens incríveis, as ruas estreitas dentro da cidade mostram varandas coloridas, a gastronomia típica arranca suspiros dos comensais e a hospitalidade generosa de seus residentes são características pontuais que conquistam os curiosos de plantão.


O seu turismo envolve um património diversificado e que está dividido nas seguintes esferas: Patrimónios Natural, Arqueológico, Etnográfico, Civil, Militar, Arquitetónico e Histórico, e Religioso.

Conhecendo um pouco da cultura local

Aproveite o clima minhoto e descubra tudo o que a região lhe pode oferecer. Seguem algumas dicas culturais:

Centro Interpretativo de Castro de São Caetano: este centro é um espaço com um imenso valor pedagógico para académicos e arqueólogos, pois o Castro de São Caetano foi classificado como monumento nacional em 1926, decreto nº 11454 de 19 de fevereiro, pela sua rica arqueologia, sendo objeto de muitas intervenções investigativas para a sua valorização.

O Castro de São Caetano era uma aldeia da Idade do Ferro, com habitações circulares e sub retangulares, cerâmicas indígenas e romana, além de materiais cerâmicos de construção originalmente romanos. Tudo isso mais o espólio cadastrado comprova a importância do local entre os séculos I a. C. e II d. C..

Para visitar, é necessária marcação prévia por telefone, +351 251 653 215, ou e-mail, dec@cm-moncao.pt.

 


Torre de Lapela: é conhecida como “a melhor varanda do Rio Minho”, pois a sua incrível vista abrange o rio, a margem galega e o casario tradicional de Lapela. A história não diz precisamente a data de fundação do Castelo de Lapela, contudo conta que D. Afonso Henriques o construiu após o Recontro de Valdevez, mantendo-se como baluarte da nacionalidade portuguesa até às Guerras da Independência. A Torre, de grande importância militar no decorrer da Baixa Idade Média, parece ter sido construída durante as guerras com Castela no reinado de D. Fernando.


A Torre possui 35 metros de altura, 22 metros de largura e 3 metros de espessura nas paredes. Totalmente construída de pedras cúbicas e impecavelmente unidas, pois em suas junções não há evidências de cimento.

Após as Guerras da Restauração da Independência, sob ordens de D. João V, boa parte do Castelo foi demolido para que a fortaleza de Monção fosse recomposta com essas pedras.

Museu Etnográfico de Longos Vales: apresenta ao público a herança cultural e etnográfica coletiva, os costumes, os antigos ofícios através de um acervo que abrange a ruralidade da Freguesia de Longos Vales, como por exemplo: utensílios de campo, cozinha e instrumentos relacionados ao linho, os carros de bois, potes do alambique, pipas de vinhos, malhadoras e debulhadoras de alimentos, entre outros.

Visita por marcação prévia por telefone: +351 969 073 141.


Casa Museu de Monção: unidade cultural da Universidade do Minho. Dona Maria Teresa Cardeal Andrade Martins Salgueiro (Ufa, que nome comprido!), deixou em testamento, em 1992, uma parte de sua fortuna à Universidade na condição de criar um espaço cultural na sua casa de Monção – seu intuito era valorizar e promover a cultura museológica, etnográfica e sociológica. Tanto no seu interior quanto o imóvel em si, expressa os costumes e os hábitos de uma família que fazia parte da alta burguesia na primeira metade do século XX.

O imóvel foi construído na segunda metade do século XVIII e o seu jardim, que rodeia a casa, possui uma fonte em Art Nouveau (estilo artístico francês que foi propagado por toda a Europa entre 1890 e 1910).

Entre tantos objetos interessantes expostos no interior da casa, há uma coleção de, mais ou menos, 5.000 garrafas de vinho do Porto de 1926. Tudo indica que esta coleção pertencia ao pai de Dona Maria Teresa que, além de médico, era entendedor da vitivinicultura, pois havia uma extensa vinha onde atualmente estão localizados os jardins. Parece que o marido de Dona Maria Teresa não se interessava pela atividade como o sogro e por isso não manteve a vinha, uma vez que seus hobbies eram a caça, a pesca e a fotografia.

Há 33 motivos (freguesias) para “turistar” em Monção: Mapa de Monção – Concelho e Centro Histórico.

Alvarinho


Além de tudo isto, há ainda a cultura histórica e turística em volta da casta Alvarinho: é uma das mais antigas do Noroeste Peninsular, onde as primeiras foram identificadas na Galiza em videiras com mais de 300 anos. No Tratado da Agricultura dos Vinhos, pertencente ao século XIX, Visconde de Vilarinho de São Romão descreve as impressões prévias sobre a casta: “Alvarinho: dá muito, avinha bem e quer terrenos fortes”.

Após a demarcação das regiões produtoras de vinho, os vinhos de Monção receberam imensa valorização por estarem localizados na Região dos Vinhos Verdes, e o conceito de não serem bons caiu por terra quando os resultados da sua produção de vinho branco surpreenderam.

Museu Alvarinho: fomenta o conhecimento da cultura vitivinícola e o património desenvolvido em Monção de maneira ecológica e sustentável. A exposição apresentada no museu expressa unicidade da sub-região de Monção e Melgaço para a produção de vinho Alvarinho, bem como classificá-lo como um produto gastronómico de altíssima qualidade.

Outro intuito do museu é valorizar as competências etnográficas, além das tradições e saberes dos antepassados que muito contribuíram para o desenvolvimento de Monção, protegendo o patrimônio, identidade e pertença locais.

O horário de funcionamento é das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Telefone: +351 251 649 009.

Eventos para difundir a casta e conquistar novos apreciadores:

  • Feira do Alvarinho: considerada a maior Wine Party de Portugal e que costuma ser realizada no primeiro fim de semana de julho.
  • Alvarinho Wine Fest: realizado em Lisboa para promover o vinho entre os lisboetas e a região sul do país.
  • Monção e Melgaço The White Experience: celebração de excelentes vinhos brancos portugueses, franceses, alemães, espanhóis e austríacos. Os produtores de Monção e Melgaço são os anfitriões.

Assim como todas as regiões produtoras de vinho, é possível fazer enoturismo na região. Para saber mais sobre as Adegas, Quintas e Cooperativas, acesse aqui.

Gosta de adrenalina?

Antes de finalizar o artigo, esta dica vai para os amantes radicais da natureza, os que gostam de desporto e aventura. A região de Monção e Melgaço possui boas opções para quem quer aproveitar a natureza ao extremo, por exemplo: atividades aquáticas e de cordas; caminhadas de montanha; canoagem; passeios pedestres e de buggy, paintball, e ainda se pode escolher os níveis de dificuldade (fácil, média ou difícil). As empresas especializadas oferecem pacotes incluindo alojamento + atividades. Eu cito 4 atividades, mas há muito mais na região. Dê uma olhadela:

Arvorismo-slide: o circuito de arvorismo fica a consideráveis metros de altura do solo, com diversas pontes suspensas. Destreza, equilíbrio, agilidade e superar o medo são alguns desafios que o participante enfrenta. O circuito termina com intensas emoções na descida de slide.


Rafting: descer rios ou rápidos com botes insufláveis. É uma incógnita porque não dá para saber como será o percurso, pois a água é quem manda no nível de emoção, ou seja, “transpor rápidos, remoinhos, ondas num barco insuflável é o grande objectivo da actividade”! Tudo com equipamento de segurança e uma pessoa responsável pela condução e orientação do grupo no decorrer do circuito.


Canoagem: além de ser uma caminhada pelo rio ultrapassando os obstáculos da natureza ao longo do percurso, será possível nadar em piscinas naturais, saltar para lagoas cercadas de imensos penhascos e fazer rapel, com toda a segurança e na presença de um instrutor, obviamente, para concluir o percurso.


Paintball: desporto de combate, que pode ser jogado individualmente ou em equipas. A arma é de ar comprimido que atira bolas com tintas coloridas. O objetivo é acertar na equipa adversária para conseguir chegar ao destino final.

Aqui você encontra as empresas que fazem todas essas actividades e para todas as idades.

Enfim… como chegar, onde ficar, comer e beber?

Há muito para explorar, conhecer, beber, comer e se divertir em Monção. Um final de semana respirando outros ares, absorvendo novas culturas e recarregando as baterias pode ser extremamente inesquecível. São muitas opções culturais além do evento da Foda à Monção.

Aqui estão algumas informações sobre localização, e alternativas de hospedagem e restauração. É só escolher e boa imersão!! (Ó, sem querer, rimou!).


Fontes: Casa Museu de Monção; Torre de Lapela; Monção; Melgaço White Water.

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates