8.1.22

Observação: Escrevi este artigo para a Revista Vitae em janeiro de 2022. Por qualquer motivo, em 2023, a revista já não se encontra mais online, então, para não perder o conteúdo e manter meu portfólio (salvo em PDF), postei aqui. Qualquer dúvida, por gentileza, entre em contacto. Boa leitura!
 

Quem conhece a Chouriça Doce de Vinhais pisque o olho direito! Agora, bata palmas, quem sabia que a Chouriça Doce de Vinhais recebeu, a 26 de julho de 2008, a Indicação Geográfica Protegida – IGP pela União Europeia. É, a gastronomia portuguesa é realmente recheada de delícias, mas…

O que faz este enchido ser tão especial para receber uma IGP?

Primeiro o produtor tem de seguir um padrão desde a criação do suíno até a confecção do enchido. Segundo é uma raça de porco autóctone da região. E terceiro, o fator climático, o saber do produtor regional sobre a criação dos porcos, a elevada qualidade dos ingredientes e o processo de fumagem, não só tornam única a Chouriça de Vinhais IGP bem como todos os seus enchidos. 

O porco Bísaro

O porco tem que possuir algumas especificidades morfológicas definidas no Regulamento do Livro Genealógico para a Raça Bísara, como por exemplo: o seu aspeto geral, a pelagem, a cabeça, o pescoço, o tronco e os membros. 

Fonte: porcobisaro.net

Área de produção

Nascimento, criação, recriação, abate e desmancha dos porcos abrangem os distritos de Bragança e Vila Real. Entretanto, a área geográfica de transformação ocorre somente no distrito de Bragança.

A chouriça

É um enchido fumado confeccionado com pão regional, mel, azeite transmontano, nozes ou amêndoas, e o ingrediente principal, a carne suína Bísara e 50% de sangue dessa raça.

Precisa de ter, mais ou menos, de 20 a 25 cm de comprimento, 2 a 3 cm de diâmetro e pesar por volta de 150 g. A cor é um preto heterogéneo mostrando visivelmente as partes mais claras com os frutos secos e a carne desfiada.

Fonte: porcobisaro.net

Confecção

A carne é picada e fervida em água e sal. O pão é amolecido na própria água da cozedura da carne. Acresce à massa do pão, todos os temperos, o sangue, a carne desfiada, o azeite, o mel e os frutos secos. Depois é só encher a tripa e deixar fumar em fogo brando com lenha de carvalho e/ou castanho. O processo de cura ou estabilização deve ocorrer por mais de 15 dias.

Vinhais, a Capital do Fumeiro

Fonte: fumeirodevinhais.pt

Vinhais destaca-se pela castanha e o porco bísaro, o que a torna responsável por uma das maiores feiras gastronómicas do país: a Feira do Fumeiro de Vinhais.

Esta feira geralmente ocorre todos os anos em fevereiro. São 4 dias com uma programação recheada de gastronomia regional, artesanato local, fóruns, exposições de máquinas agrícolas, animação musical, exposição e concurso nacional de suínos bísaros, demonstrações culinárias com chefs convidados, concurso do melhor salpicão, presença da Confraria Gastronómica do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais, entre outros.

Fonte: porcobisaro.net

Até ao momento não há informações sobre a 42ª Feira do Fumeiro 2022. Aguardemos, pois nessa eu vou!

Origem histórica de Vinhais

Não se sabe ao certo sobre as origens da Vila de Vinhais. Entretanto, de acordo com o site da Câmara Municipal de Vinhais, a sua ocupação humana data de tempos ancestrais, como o comprovam os diversos vestígios arqueológicos existentes no seu termo, destacando-se o castro da Ciradelha, povoado proto-histórico, fortificado de grandes dimensões (C.M. de Vinhais).

Durante as escavações arqueológicas, foram encontradas pontas de setas talhadas em xisto e quartzo que fazem referência ao período anterior ao calcolítico (Idade do Cobre) no povoado do Castrilhão, localizado no termo de Rio de Forno.

A partir do século I / II d.C., estes povoados fortificados foram perdendo a sua importância. A necessidade de terrenos mais férteis fez com que as populações se deslocassem do cimo dos montes para os vales onde havia melhores terrenos agrícolas (C.M. de Vinhais).

Numa zona próxima da igreja de São Facundo foram encontrados vários objectos da época romana: tegulae, peso de tear e cerâmica de uso quotidiano.

Da passagem desses povos restaram alguns vestígios:

  • um tesouro monetário na Vidueira, a cerca de 1,5 km para Norte de Vinhais,
  • um marco miliário romano agora desaparecido e a passagem por estas terras da Via Romana (século XVII), nas imediações da Vila de Vinhais – via essa que ligava dois importantes conventus juridicus: Bracaraugusta (Braga) a Asturica (Astorga em Espanha). Nesta mesma via, foi encontrado um outro marco miliário encontrado no termo de Soeira, depositado no Museu Abade de Baçal (C.M. de Vinhais).


Fonte: Wikipedia/Heraldry

Origem do nome

O Abade de Miragaia, escreveu algures que desde os tempos muito remotos a produção principal desta freguesia e deste concelho era o vinho, como está dizendo o seu nome – Vinhais, terra de vinhas e vinhedos.

E, na verdade, é a este saboroso e apreciado líquido, tão abundante em séculos passados, principalmente entre os rios Tuela e Rabaçal, que se deve a origem do vocábulo (C.M. de Vinhais).

Dica: falando em vinho, a Quinta do Fragueiro produz verdadeiros néctares em Vinhais! Os vinhos de Vinhais também possuem a sua Denominação de Origem Controlada – DOC Trás-os-Montes.

O que fazer em Vinhais

Há bastantes coisas para descobrir na região, já que é riquíssima em património histórico e cultural.

1º – Itinerário Museológico:

  • Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais: pertencente ao século XVIII, possui teatro, biblioteca, capela e cafetaria, além de uma agenda cultural bem diversificada.
  • Centro de Interpretação da Natureza: tudo sobre fauna, flora e histórias locais. Aqui está uma das maiores áreas naturais protegidas de Portugal.
  • Museu de Arte Sacra: também do século XVIII, apresenta várias exposições de pinturas, ourivesaria, mobiliário, gravura e arquivo documental.
  • Parque Verde de Artes e Ofícios: museu da ruralidade transmontana que abrange a produção de lã, do vinho, do azeite, entre outros como o ciclo do ferro.
  • Núcleo Interpretativo da Lorga de Dine: gruta natural de origem cársica, com ocupação humana desde o final do Neolítico e início da Idade do Ferro e Cobre – tudo devidamente documentado.
  • Centro Interpretativo das Raças Autóctones: exposição de caráter pedagógico sobre um conjunto de 55 raças autóctones portuguesas, construídas manualmente e em tamanho real para evidenciar as características fenotípicas. Além disso, o visitante compreenderá as especificidades e os habitats de cada raça portuguesa.
  • Museu Terras de Lomba; Centro Micológico; Museu do Contrabando; Centro de Interpretação dos Rios; Museu Etnográfico; Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro; Museu Lagar de Azeite.

2º – Caça e Pesca

No site da Câmara Municipal de Vinhais há um calendário com a programação das Montarias ao Javali e o documento sobre a Concessão de Pesca Desportiva.

3º – Passeio no Parque Biológico de Vinhais

Espaço voltado para a educação ambiental dedicada à fauna e flora do Parque Natural de Montesinho.

4º- Percursos Pedestres

São 4 percursos com mapas para quem gosta de “bater perna” – Via Augusta XVII, A Caminho da Ciradelha, Moinho do Perigo e Fragas da União de Freguesia de Quirás e Pinheiro Novo (mais informações aqui).

5º – Praias fluviais da região

Vinhais, de todo o distrito de Bragança, é o concelho que possui mais praias fluviais com águas de excelente qualidade para banhos. Visite a Ponte de Soeira, Ponte da Ranca e Ponte de Frades.

6º – Eventos Pontuais

A Feira do Fumeiro (já mencionado no artigo) e Rural Castanea: Festa da Castanha que ocorre no mês de novembro. 

Fonte: Câmara Municipal de Vinhais/Diário de Trás-os-Montes

Gastronomia

Depois de descobrir as maravilhas culturais, é hora de se deliciar com as iguarias gastronómicas que Vinhais oferece.

Sua culinária regional é muito rica e variada e destaca-se pelos seus produtos naturais e autênticos, como por exemplo: sopas, entradas, pratos típicos, aves de capoeira/caça, o famoso Fumeiro de Vinhais e sobremesas artesanais.

Onde comer, Roberta?

Aqui há uma lista com todos os restaurantes!

Turismo e estadia

Fonte: Hit the Road/Câmara Municipal de Vinhais/Ir em Viagem

Localizado na praça do Município, o Posto de Turismo oferece todas as informações sobre a região de Vinhais com turismo rural, mapas, restaurantes, monumentos, artesanato local, literatura de autores locais, brochuras sobre os pontos mais importantes, etc.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; sábado, domingo e feriado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Contactos: +351 273 770 309 ou turismo@cm-vinhais.pt

Só faltou uma coisa, Roberta: onde ficar?

Aqui há uma lista com todas as opções de estadia!

Agora não falta mais nada, nem desculpa esfarrapada para visitar Vinhais! O Norte português reserva maravilhas aos nossos 5 sentidos… Venham!


Fonte: Produtos Nacionais Portugueses – Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Câmara Municipal de Vinhais. Fonte da imagem de capa: Feira do Fumeiro.

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates