5.12.23

Fonte: ABC7 News

Você já ouviu falar da Ghirardelli Square, em San Francisco? É um lugar que mistura história, cultura e gastronomia, e que é um dos mais visitados e encantadores da cidade. Neste texto, eu vou te mostrar como essa antiga fábrica de chocolate se tornou um ponto turístico imperdível. Vem comigo?

A origem da fábrica de chocolate Ghirardelli

Fonte: Cultured Magazine

A Ghirardelli Square é o local onde ficava a Ghirardelli Chocolate Factory, uma das primeiras e mais renomadas fabricantes de chocolate dos Estados Unidos. A fábrica foi criada em 1852 pelo italiano Domênico Ghirardelli, que foi para a Califórnia na época da Corrida do Ouro. 

Ele começou fazendo e vendendo doces e chocolates numa barraca, mas logo cresceu e se instalou no Fisherman’s Wharf, uma região turística da cidade. Lá, ele ergueu um conjunto de prédios de tijolos, que serviam como fábrica, escritório, loja e residência da família Ghirardelli.

A fábrica produziu chocolates de alta qualidade e inovadores por mais de 100 anos, usando grãos de cacau selecionados e técnicas modernas. Ela também foi uma das primeiras a usar máquinas a vapor e a eletricidade na produção de chocolate. 

A marca Ghirardelli ficou famosa pelos seus chocolates de vários sabores, especialmente os quadrados recheados, lançados em 1999. A fábrica também era conhecida pelo seu letreiro luminoso, que mostrava o nome da empresa e a temperatura do chocolate.

A transformação da fábrica num centro de lazer e entretenimento

Em 1967, a fábrica foi vendida para uma empresa suíça e se mudou para outro local. Os prédios históricos da Ghirardelli Square foram adquiridos por um grupo de investidores, que decidiram conservá-los e convertê-los num centro de lazer e entretenimento. 

Foi o primeiro projeto de reutilização adaptativa do tipo nos Estados Unidos, que deu nova vida a um patrimônio histórico e cultural. A Ghirardelli Square foi inaugurada em 1968, com lojas, restaurantes, sorveterias, galerias de arte, hotéis e um museu do chocolate. Ela se tornou um dos lugares mais visitados e charmosos de San Francisco, atraindo milhões de turistas todos os anos.

O que fazer na Ghirardelli Square

Você pode visitar a Ghirardelli Square e conhecer a história da marca, comprar chocolates de vários sabores, experimentar as famosas sobremesas com sorvete e calda quente de chocolate, tirar fotos no bondinho que fica dentro da loja e ver os equipamentos antigos de fabricação de chocolate.

Prepare-se para o grande movimento de turistas e muitas filas. Fim de ano, o local está todo decorado com as luzes de Natal. Vá bem agasalhado, porque no final de tarde o vento é frio, ainda mais que está de frente para o mar. 

Fonte: www.ghirardelli.com

O chocolate é delicioso! Eu comprei um pacote com várias miniaturas, mas só fui comer quando estava de volta em casa. Sabe o que aconteceu? Arrependimento! Deveria ter comprado mais! Então, não tenha dúvida sobre a qualidade do produto, adquira mais de um, porque é de comer ajoelhado e rezando!

Restaurante McComirck & Kuleto's

Fonte: Tripadvisor

Bateu a fome, já tinha visto o por do sol na praça do 'square' e decidi jantar no McComirck & Kuleto's. A especialidade é frutos do mar, mas tem carnes e massas. É um restaurante com janelas do chão ao teto que oferecem uma vista maravilhosa da Baía de São Francisco, da Ponte Golden Gate e da Ilha de Alcatraz.

O ambiente é lindo, acolhedor, chique e com um atendimento impecável. A relação custo x benefício é excelente, entretanto, aconselho a fazer reserva, pois o local é concorridíssimo e eu quase fiquei sem mesa!

O empregado de mesa, todo simpático, perguntou o que eu gostava de comer e, baseado no meu paladar, sugeriu alguns pratos. De entrada, comi um gratinado de lagosta com carangueijo que acompanha pão torrado com manteiga de ervas. O prato principal foi um ravioli de ricota com cogumelos selvagens feito com caponata de beringela grelhada e molho de tomate cremoso. Tudo uma delícia!

Há vários outros restaurantes e bares. Caso não decida comer, pelo menos, pegue um sorvete (ou chocolate) e sente-se na praça para apreciar a vista da baía de San Francisco e da ilha de Alcatraz. Se quiser, aproveite para conhecer outras atrações próximas, como o Pier 39, o Aquatic Park, Lombard Street e o Hyde Street Pier. 

Aproveite que está por aqui e leia o artigo sobre Chinatown, San Francisco: a 1ª comunidade chinesa dos Estados Unidos.

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates