3.12.23

San Francisco, ponto de entrada crucial durante a corrida do ouro na década de 1840, testemunhou a formação de uma das comunidades mais vibrantes e distintas da cidade: Chinatown. Esta joia cultural, enraizada na história da imigração chinesa, é um fascinante labirinto de tradições, desafios superados e contribuições notáveis.

Uma cultura em evolução: 

Do ouro ao renascimento pós-terremoto

Durante a corrida do ouro, a promessa de oportunidades econômicas atraiu uma onda de imigrantes chineses para San Francisco. A comunidade começou a tomar forma nos arredores da Portsmouth Square, estabelecendo as bases para o que seria conhecido como Chinatown.

Desde os primeiros dias, a comunidade chinesa enfrentou hostilidade e discriminação, culminando na infame Lei de Exclusão Chinesa de 1882. Apesar desses desafios, Chinatown perseverou, resistindo às adversidades, incluindo o terrível terremoto e incêndio de 1906 que devastaram San Francisco. No entanto, a resiliência da comunidade brilhou quando os residentes reconstruíram as suas vidas e negócios das cinzas.

Chinatown não é apenas um enclave étnico, mas um local onde as tradições chinesas se entrelaçam com influências americanas. Sua arquitetura colorida, ornamentos tradicionais e práticas culturais são testemunhos dessa fusão única.

Templos antigos, escolas de artes marciais e associações comunitárias são evidências tangíveis da preservação da rica cultura chinesa. Eventos culturais e festividades tradicionais são partes essenciais da vida cotidiana.

Cada rua conta uma história, cada edifício ressoa com a herança de uma comunidade que desafiou as adversidades e contribuiu imensamente para a diversidade cultural San Franciscana. 


Direitos civis, comércio e economia

Em meio à discriminação, os habitantes de Chinatown desempenharam um papel vital nos movimentos pelos direitos civis, contribuindo para a história americana. 

A comunidade emergiu como um centro de comércio e negócios, com a suas lojas oferecendo uma variedade impressionante de produtos chineses e asiáticos. O bairro também é aclamado como um destino gastronômico imperdível (sobre isso, falarei já já!).

Hoje, Chinatown é um dos maiores e mais antigos bairros chineses fora da Ásia, com cerca de 100 mil habitantes e uma forte influência cultural e econômica na cidade.

O que fazer em Chinatown?


Para entrar em Chinatown, você precisa passar pelo Dragon’s Gate (Portão do Dragão), um arco monumental que fica na esquina da Grant Street com a Bush Street. Ele foi construído em 1970 com a ajuda do governo de Taiwan e é decorado com esculturas de dragões e símbolos chineses. O portão é um dos cartões-postais de São Francisco e marca o início da Grant Avenue, a principal rua comercial de Chinatown.

Caminhando pela Grant Avenue, você vai se sentir em outro país. As lojas vendem de tudo, desde arte, souvenirs, roupas, artesanatos, joias, até produtos típicos, como ervas medicinais, chás, especiarias e alimentos exóticos. 

 Gastronomia

Você também vai encontrar vários restaurantes, padarias e cafés que oferecem delícias da culinária chinesa, como dim sum, noodles, pato laqueado e, claro, os famosos biscoitos da sorte. Aliás, tenho uma dica de restaurante para quem quer ótimo atendimento e um ramen excelente: Hinodeya Ramen Bar

Provei alguns pratos em dias alternados, entre eles o Creamy Vegan - feito com cogumelo shiitake, leite de soja, sementes e molho de gergelim, macarrão de espinafre, inari (doce frito de tofu), algas, abóbora, pimentão e couve crocante.


Também gyoza verde vegano,
à base de espinafre cheios de edamame (soja verde), cebola e tofu. Servido com molho de gergelim cremoso.

E o Zen Ramen - caldo de dashi vegano leve e reconfortante, feito com algas kombu, cogumelo shiitake e molho de soja branco. Inspirado pelas técnicas tradicionais de culinária japonesas Shoujin (templo budista), macarrão de trigo, inari (doce frito tofu), algas, espinafre bebê, cenoura, couve crocante e goji berry


Cultura, templos e igrejas

Além da Grant Avenue, outra rua que vale a pena explorar em Chinatown é a Waverly Place, uma rua estreita e charmosa que abriga vários templos e associações chinesas. Um dos templos mais antigos e autênticos é o Thien Hau Temple (Templo de Tien Hau), dedicado à deusa do mar e protetora dos navegantes. Ele fica no terceiro andar de um prédio e tem uma decoração típica, com incensos, lanternas, estátuas e oferendas. A entrada é gratuita, mas doações são bem-vindas.

Fonte: Buddha's Universal Church

Outro templo que merece uma visita é o Buddha’s Universal Church (Igreja Universal do Buda), que fica na Washington Street. Ele é o maior templo budista da América do Norte e tem uma arquitetura moderna e impressionante. O templo é aberto ao público aos domingos, das 10h às 12h, e oferece serviços religiosos em inglês e em chinês.

Uma das igrejas mais antigas e interessantes de Chinatown é a St. Mary’s Church (Igreja de Santa Maria), que fica na California Street. Ela foi erguida em 1854 com pedras de Cape Horn e granito da China, sendo a primeira catedral construída na Califórnia por missões espanholas. A igreja foi destruída pelo terremoto de 1906 e reconstruída em 1909, com uma mistura de estilos ocidentais e orientais. Dentro da igreja, você pode ver imagens de São José, Virgem Maria e Jesus com traços asiáticos.

Se você quiser saber mais sobre a história e a cultura dos imigrantes chineses nos Estados Unidos, uma boa opção é visitar o Chinese Historical Society of America Museum (Museu da Sociedade Histórica Chinesa da América), que fica na Clay Street. O museu tem exposições permanentes e temporárias que contam a trajetória, os desafios e as contribuições dos chineses-americanos para a sociedade americana.

Outro lugar que promove a arte e a cultura chinesa em Chinatown é o Chinese Culture Center (Centro de Cultura Chinesa), que fica no terceiro andar do Hilton Hotel, na Kearny Street. O centro tem uma galeria de arte que exibe obras de artistas chineses e chineses-americanos, além de organizar eventos e atividades relacionadas à música, dança, teatro, literatura e educação. 

Biscoitos da sorte

Os biscoitos da sorte são aqueles que trazem uma mensagem ou uma previsão dentro. Eles foram inventados em São Francisco, no início do século XX, e são feitos até hoje na Golden Gate Fortune Cookie Factory (Fábrica de Biscoitos da Sorte Golden Gate), que fica na Ross Alley. Lá, você pode ver como os biscoitos são feitos de forma artesanal e até comprar alguns para levar para casa. A entrada na fábrica é grátis, mas para tirar fotos é cobrado uma pequena taxa.

Como você pode ver, Chinatown é um bairro que tem muito a oferecer aos visitantes. É um lugar que mistura tradição e modernidade, história e atualidade, China e América. É uma viagem dentro da viagem, que vale a pena ser feita. 

Espero que você tenha gostado deste post e deixo uma sugestão de leitura: A Magia do Fim de Ano em San Francisco. Quem sabe você não se anima a conhecer a capital Californiana? 

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates